Notícias

Vegetarianos e ganho de massa muscular
A procura por um estilo de vida saudável, respeito aos animais e apoio à sustentabilidade, são algumas das razões que levam os indivíduos a buscarem o estilo de vida vegetariano ou vegano.
Os vegetarianos podem ser classificados como:
- Ovolactovegetarianos: não consomem qualquer tipo de carne, porém consomem leite, ovos e derivados;
- Vegetarianos estritos, ou veganos: além de não consumirem carnes, leites e ovos, também não utilizam qualquer produto ou item que seja de origem animal, como mel, couro, lã, etc.
A dieta vegetariana tem papel importante na proteção e tratamento de diversas doenças crônicas (como hipertensão e diabetes), já que oferta grandes quantidades de fibras,vitaminas e minerais .
Contudo, muitas dúvidas pairam sobre esse estilo de vida, especialmente relacionadas à ingestão de nutrientes que estão presentes em alimentos de origem animal, como proteínas de alto valor biológico, ferro heme e vitamina B12.
Com essa menor ingestão proteica, muitas pessoas acreditam que os vegetarianos têm mais dificuldade em ganho de massa muscular.
Os principais nutrientes envolvidos no ganho de massa muscular são os carboidratos e as proteínas. Entretanto, a proteína precisa ser de alto valor biológico, ou seja, ofertar todos os aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, o principal aminoácido anticatabólico e envolvido na síntese proteica.
Dessa forma, muitas pesquisas foram conduzidas com o intuito de buscar boas fontes proteicas de origem vegetal, para atender a demanda dos vegetarianos. As leguminosas são boas fontes proteicas de origem vegetal e as mais utilizadas são a proteína isolada da soja e da ervilha.
A proteína da soja foi a primeira a ser difundida entre os vegetarianos praticantes de exercícios. Com o passar dos anos, observou-se que a soja apresenta característica alergênica para algumas pessoas, embora seu perfil de aminoácidos seja equivalente às proteínas animais.
A proteína da ervilha tem sido utilizada como suplemento , pois além de apresentar composição rica em aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, principalmente) ainda é hipoalergênica. A suplementação com a proteína da ervilha promove maior saciedade e, com isso, colabora também para a perda de peso.
De qualquer forma, o ideal é consultar um nutricionista para avaliar e adequar a alimentação, de forma a ofertar todos os nutrientes necessários ao organismo e não afetar o desempenho e os objetivos.
Tweetar