Notícias

NUTRIÇÃO ESPORTIVA EFICIENTE

14 setembro de 2016

O avanço da nutrição esportiva vem crescendo com força total, com objetivo de extrair o potencial máximo de atletas e praticantes de atividade física.

A nutrição eficiente é aquela que consegue compreender a interação entre todos os sistemas do corpo, e a sua relação com a bioquímica e fisiologia do organismo.

A nutrição eficiente é focada em vários pilares. O plano alimentar deve respeitar a individualidade biológica e combinar nutrientes que irão otimizar os resultados, de acordo com a necessidade, estilo de vida e metas do indivíduo.

Uma dieta adequada irá tanto melhorar o desempenho, quanto retardar a fadiga, acelerar a recuperação muscular, otimizar as reservas energéticas e preservar a saúde do atleta.

Diversas doenças estão relacionadas com a qualidade de vida, incluindo padrão alimentar, exercícios físicos e alterações psicológicas.

O nutricionista que atua na área esportiva deve desenvolver estratégias nutricionais adequadas às diferentes fases de treinamento e competições.

É de grande importância que todo atleta ou praticante de exercício físico se alimente corretamente não apenas no dia da competição, mas sim que tenha essa prática em seu dia a dia.

Muitas vezes é necessário suplementação para que as quantidades adequadas de macro e micronutrientes sejam atingidas, já que o exercício aumenta a demanda calórico-proteica e aumenta a produção de radicais livres.

A suplementação deve ser feita de acordo com a dieta, com o objetivo de complementar as necessidades diárias do indivíduo. O Whey Protein é uma opção para atingir o aporte de proteínas, assim como outros suplementos proteicos, como albumina, caseína e proteína vegetal para veganos. Os carboidratos podem ser suplementados em forma de gel, dextrose, maltodextrina, Waxy Maize, entre outros, dependendo do objetivo e momento do dia.

Polivitamínicos também podem ser incluídos na dieta, com o objetivo de atingir uma quantidade satisfatória de vitaminas e minerais. Já a suplementação de Omega 3 irá atuar como anti-inflamatório natural e controle dos níveis de colesterol.

Busque ajuda de um profissional capacitado a te orientar quais os melhores alimentos e suplementação para o seu objetivo.