Notícias

Os benefícios dos chás para a saúde
O consumo de chás aumenta quando as temperaturas despencam. Além de aquecerem o corpo, há uma infinidade de ervas para todos os gostos. O melhor é que, além do sabor, o consumo de chá pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.
Para aproveitar todos os compostos dos chás, é importante realizar a infusão de forma correta. A infusão consiste em aquecer a água até o início da fervura; desligar o fogo e acrescentar as ervas por aproximadamente 5 minutos. Dessa forma, os compostos não são perdidos com o calor.
Dentre as ervas mais consumidas, destacam-se por seu valor nutricional a erva mate (Ilex paraguariensis), a Camellia sinensis, a erva cidreira e camomila.
Tanto a camomila como a erva cidreira possuem propriedade calmantes e relaxantes. Excelentes para serem consumidas antes de dormir. A erva cidreira ainda tem função digestiva.
As bebidas a base de erva mate (como o chimarrão e o próprio chá mate) trazem consigo uma infinidade de compostos antioxidantes. A ingestão frequente dessa erva (sem açúcar) está relacionada com aumento das defesas antioxidantes enzimáticas do organismo, o que confere proteção às doenças cardiovasculares e envelhecimento.
A Camellia sinensis é outra erva amplamente utilizada em bebidas como chá verde, chá branco e chá vermelho. Assim como a erva mate, ela possui alto poder antioxidante além de contribuir para o aumento do gasto energético.
O consumo de chás nesse período pode trazer inúmeros benefícios, desde que indicados por profissional, de procedência e sem grande quantidade de açúcar.
Tweetar