Notícias

Nitrato dietético e atividade física

25 julho de 2016

O nitrato é um composto nitrogenado encontrado na natureza principalmente nos alimentos de origem vegetal, pois atuam no crescimento e nutrição da planta. Atualmente, a ingestão de nitrato como ergogênico tem sido observada por praticantes de atividade física e atletas. Mas, quais as fontes que devem ser consumidas?

Primeiramente, é importante ressaltar as diferenças dos nitratos presentes naturalmente em vegetais e aqueles adicionados pela indústria em carnes processadas. O nitrato ou nitrito de sódio ou potássio, são conservantes de carnes e são utilizados para inibir o crescimento de bactérias.

Esses aditivos são considerados cancerígenos pela Organização Mundial da Saúde pois são convertidos em nitrosaminas, substância com alto poder teratogênico.

Contudo, as fontes naturais de nitrato (as mais estudadas são a beterraba e o espinafre) não possui atividade cancerígena devido à interação entre os demais nutrientes da planta (como vitaminas, antioxidantes e minerais) que neutralizam a formação de nitrosaminas.

Os benefícios da ingestão de fontes naturais de nitrato estão relacionados ao fato dessa substância ser precursora de óxido nítrico, uma molécula sinalizadora que possui funções fisiológicas importantes para o praticante de atividade física como a vasodilatação dependente do endotélio, regulação da pressão sanguínea basal e redução no custo de ATP na produção de força muscular.

A ingestão contínua de fontes naturais de nitrato traz mais benefícios que a ingestão aguda (uma única vez). Dessa forma, as concentrações de óxido nítrico se mantêm estável e o benefício fisiológico para o esportista é observado.

Atualmente, de forma a facilitar a ingestão desses nutrientes, alguns produtos já contêm beterraba desidratada com o intuito de oferecer nitrato. Contudo, ainda são necessários estudos a respeito do nitrato contido nesses produtos. De uma coisa é certa: a beterraba e o espinafre são alimentos de rico valor nutricional e, com mais esse benefício, vale a pena inserir tais vegetais no cotidiano.