Notícias

Metabolismo e Gasto Energético no Inverno

06 junho de 2016

A temperatura ideal do nosso corpo é de aproximadamente 37ºC. Pequenas variações nesse valor pode ocasionar grandes alterações nas funções corporais. No caso de hipotermia, essas funções tornam-se lentas e ineficazes.

Em situações normais, nosso organismo consegue manter a temperatura corporal ideal. Inclusive nos dias frios! Por que isso acontece?

Para que a temperatura corporal, nosso organismo produz energia por meio da "queima" ou "quebra" de substratos energéticos (carboidratos, proteínas e gorduras). Mesmo em jejum e em repouso, nosso corpo precisa de energia constantemente. Esse gasto energético mínimo para sobrevivência é chamado de metabolismo basal.

Em dias frios, nosso corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal adequada. Sendo assim, o gasto energético aumenta, o que faz do inverno o melhor período para controle do peso!

No Brasil, o frio vem junto com as delícias das festas juninas. O aumento do gasto energético faz com que nosso organismo suplique por alimentos mais calóricos e gordurosos, o que desencadeia aumento de peso. Portanto, vale a pena aproveitar a força que o friozinho nos dá, juntamente com a alimentação equilibrada e os exercícios físicos, para controlar o peso e manter-se saudável!