Notícias

Festa Junina: como aproveitar sem exageros
Junho: mês do frio e das festas juninas. As festas juninas são conhecidas por oferecer apenas alimentos gordurosos e calóricos. Será verdade?
Alguns alimentos oferecidos nessas tão amadas festas são, sim, calóricos e carregados de açúcares e gorduras como os doces (paçoca, doce de abóbora, cocada), caldos e churrasco.
Porém, a maioria dos alimentos ofertados são de alto valor nutricional e contribuem para uma alimentação equilibrada e para manter o padrão de vida saudável, sem abrir mão da diversão.
Dentre os alimentos que trazem esses benefícios, destacam-se a batata doce, o amendoim, o milho e as especiarias utilizadas nas preparações, como canela e gengibre.
A batata doce, atualmente, deixou de ser consumida apenas nas festas juninas e passou a ser utilizada como importante pré-treino. Esse fato se deve à composição rica em fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Nas festas juninas ela é servida assada, o que confere um sabor único.
O amendoim é servido sozinho e também em doces. É rico em proteínas e em ácidos graxos essenciais. Para ter os benefícios e não ingerir muitas calorias, basta procurar as versões com pouco açúcar ou sal.
A canela, o gengibre e o cravo, são especiarias muito utilizadas, principalmente nas bebidas como vinho quente. A principal característica desses alimentos é sua composição rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento e protegem o sistema cardiovascular, além de conferir um sabor único.
Para finalizar, o milho é um alimento que fornece energia, fibras e vitaminas (A, C e folato). Geralmente é servido na espiga, com sal e manteiga. Como é uma fonte energética, o ideal é utilizar pouca manteiga como acompanhamento.
Com essas pequenas dicas, é possível aproveitar a diversão das festas juninas, além de provar de tudo sem atrapalhar o estilo de vida saudável.
Tweetar