Notícias

Excesso de sódio: como evitar?

06 julho de 2016

Há não muito tempo atrás, o dito “estilo de vida saudável” era praticado apenas por pessoas que tinham alguma doença (especialmente doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial). Atualmente, o cuidado com a saúde, bem estar e estética foi expandido e, com isso, a procura de alimentos in natura, com baixo teor de sódio e açúcares seguiu o mesmo caminho.

O sódio é um mineral importante para o organismo já que possui funções reguladoras do organismo como equilibrar os líquidos corporais, regular a pressão osmótica, excitabilidade dos músculos e equilíbrio ácido-base. Com o avançar do excessivo consumo de produtos ultraprocessados como embutidos, caldos e temperos prontos, biscoitos e lanches e até do próprio sal de cozinha, o sódio ficou conhecido como vilão. O brasileiro consome até 3 vezes mais sódio do que o recomendado, todos os dias. É esse excesso que pode ser deletério ao organismo, especialmente com relação à hipertensão arterial e doenças renais.

Com isso, a indústria de alimentos passou a se preocupar em atender as necessidades da população que deseja melhorar a saúde e prevenir doenças, além de não esquecer os indivíduos já doentes.

O principal argumento de quem prefere utilizar temperos prontos em detrimento de temperos naturais é a praticidade que os mesmos proporcionam. Contudo, esses temperos são umas das principais fontes de sódio excessivo da dieta, além de alta concentração de gordura.

Para reduzir o consumo de sódio, é primordial evitar produtos industrializados; hoje, há opções de temperos para carnes, frango e salada, elaborados com produtos naturais (cebola, alho, pimentas) desidratados e totalmente sem sódio. Além de serem práticos, os temperos iisentos de sal são produzidos com ingredientes naturais e conferem sabor aos alimentos, além de ajudar na prevenção da hipertensão arterial e problemas a ela relacionados, como retenção hídrica e problemas renais.

Melhorar a alimentação e cuidar da saúde pode (e deve) ser prática e saborosa. Consulte um nutricionista, pergunte a ele o que se encaixaria melhor em seu plano alimentar e viva com mais saúde.