Notícias

Carboidratos de baixo índice glicêmico

27 julho de 2016

Os carboidratos são macronutrientes formados por carbono, oxigênio e hidrogênio e são os principais combustíveis energéticos para o organismo e, especialmente, durante o exercício. Atualmente, a conduta de excluir totalmente os carboidratos não tem embasamento científico e pode comprometer o desempenho esportivo.

Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, de acordo com o número e arranjo de moléculas.

Os monossacarídeos constituem as menores estruturas dentre os carboidratos. A glicose, frutose e galactose são monossacarídeos. Os dissacarídeos são formados por duas moléculas e compreendem a sacarose (glicose e frutose), lactose (glicose e galactose) e maltose (duas moléculas de glicose). Já os oligo e polissacarídeos são grandes estruturas (como o amido e fibras) formadas por grande quantidade e diversos arranjos de glicose, por exemplo.

Atualmente, há diversos tipos de suplementos de carboidratos para o praticante de exercício. Dentre os mais utilizados estão a dextrose e a maltodextrina, sendo o primeiro um açúcar simples de muito rápida absorção e o segundo um derivado do amido, formado por carboidrato simples e complexo, sendo mais indicado antes do treino.

Contudo, o índice glicêmico que um determinado carboidrato possui tem sido amplamente discutido e deve ser levado em consideração na escolha. O índice glicêmico é a capacidade do carboidrato em elevar a glicemia e, consequentemente, estimular a secreção de insulina.

Com isso, a indústria desenvolveu suplementos de carboidratos de baixo índice glicêmico como o Waxy Maize e a Palatinose.

O Waxy Maize é um suplemento elaborado com amido ceroso, que contém 70% de amilopectina e 30% de amilose, sendo de fácil digestão e fornecimento prolongado de energia.

A palatinose (ou isomaltulose) é resultado da transformação da molécula de sacarose promovida por meio enzimático. Ocorre um rearranjo das ligações 1,2-alfa com a 1,6-alfa que combina a molécula de glicose com a de frutose. Esse rearranjo da molécula de sacarose diminui o índice glicêmico do carboidrato e o poder cariogênico da sacarose.

Dentre os benefícios desses suplementos de carboidratos são a facilidade da digestão e o fato de ofertar liberação gradativa e evita picos de insulina.

Portanto, os carboidratos devem ser ingeridos dentro de suas recomendações para poder exercer sua função e fornecer energia para o exercíciol. Os suplementos de baixo índice glicêmico, como waxy maize e palatinose podem ser utilizados de forma a complementar a alimentação adequada, melhorar o treino, reduzir fadiga e não estimular a secreção de grande quantidade de insulina.