Notícias

Amendoim: gostoso e saudável

04 julho de 2016

O amendoim é uma oleaginosa muito amada no Brasil. É consumida em festas juninas, em rodas de conversa, bares, ou em casa.

O amendoim tem ganhado espaço como um alimento funcional e aliado dos praticantes de exercícios físicos e, inclusive, em dietas de emagrecimento. Será que ele tem todo esse poder milagroso?

É um alimento considerado rico referente à sua composição nutricional: rico em gorduras (47%) e proteínas (26%) além de vitaminas (A, E e B3) e minerais (ferro, zinco e cobre).

Embora calórico, as principais gorduras são as insaturadas como o ômega 3 e 6. Esses ácidos graxos possuem papel protetor no sistema cardiovascular e nervoso, reduzem os níveis de triglicerídeos e podem ajudar na redução da pressão arterial. Os fitosterois presentes no amendoim não são produzidos pelo organismo humano; tem a estrutura semelhante ao colesterol, porém ao contrário deste, tem papel protetor do sistema cardiovascular e auxilia na redução do LDL colesterol.

Sua alta concentração de antioxidantes como fitoquímicos, vitamina E e selênio, conferem propriedades importantes ao amendoim. O consumo de amendoim (até 30 g/dia), oferece proteção antioxidante e ajuda ao nosso sistema de defesa antioxidante.

Vale lembrar que, embora traga todos esses benefícios, o amendoim (e nenhum outro alimento) é milagroso! Ele pode fazer parte da construção de hábitos de vida saudáveis, devido sua composição.

Como é um alimento com alta densidade energética, rico em gorduras e proteínas, sua metabolização é lenta, o que torna ideal seu consumo em lanches intermediários, retardando a sensação de fome e o tempo de esvaziamento gástrico. Hoje temos disponível pastas ou cremes de amendoim, que facilitam o dia a dia e tornam o amendoim mais versátil no preparo de receitas. As versões sem sem adição de açúcares ou conservantes são as que devem ser priorizadas.

O amendoim, portanto, pode ser inserido na vida do praticante de exercícios para para quem deseja um estilo de vida saudável. Contudo, não se pode acreditar que o alimento tem efeitos mágicos sobre a composição corporal ou desempenho.

Guilherme H.D. Palma

Nutricionista